postado em 29/11/2009 15:30
O governo do Irã ordenou a construção de 10 novas centrais de enriquecimento de urânio e pretende estudar a possibilidade de produzir urânio enriquecido a 20%, anunciou o canal de televisão estatal.
Na reunião de quarta-feira, o governo examinará a possibilidade de produzir urânio enriquecido a 20%, declarou o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, citado pelo site da TV estatal.
O governo ordenou à Agência Iraniana de Energia Atômica o início das obras de construção de cinco centrais de enriquecimento de urânio em locais já selecionados e procure os locais para outras cinco usinas.
Os anúncios foram feitos depois que o Parlamento iraniano se pronunciou a favor de uma redução da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em represália pela resolução de condenação votada pela agência da ONU contra o Irã na sexta-feira.
A resolução da AEIA exige a "suspensão da construção da nova central de enriquecimento de urânio perto da cidade sagrada de Qom, conhecida como Fordo, centro do Irã, que só teve a existência revelada em setembro.