Mundo

Irã anuncia 10 novas centrais nucleares e estuda enriquecimento a 20%

Agência France-Presse
postado em 29/11/2009 18:25

TEERÃ - O governo do Irã ordenou a construção de 10 novas centrais de enriquecimento de urânio e pretende estudar a possibilidade de produzir urânio enriquecido a 20%, anunciou o canal de televisão estatal.

Na reunião de quarta-feira, o governo examinará a possibilidade de produzir urânio enriquecido a 20%, declarou o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, citado pelo site da TV estatal.

O governo ordenou à Agência Iraniana de Energia Atômica o início das obras de construção de cinco centrais de enriquecimento de urânio em locais já selecionados e procure os locais para outras cinco usinas.

Os anúncios foram feitos depois que o Parlamento iraniano se pronunciou a favor de uma redução da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em represália pela resolução de condenação votada pela agência da ONU contra o Irã na sexta-feira.

A resolução da AEIA exige a "suspensão da construção da nova central de enriquecimento de urânio perto da cidade sagrada de Qom, conhecida como Fordo, centro do Irã, que só teve a existência revelada em setembro.

Reagindo à informação, a Casa Branca advertiu que o Irã não dispõe de muito mais tempo para responder às preocupações da comunidade internacional sobre seu programa nuclear.

"Se isso é certo (a construção de novas usinas), constitui uma nova violação grave das obrigações do Irã baseadas em várias resoluções da ONU e é um novo exemplo de que o Irã prefere o isolamento", afirmou o porta-voz Robert Gibbs em um comunicado.

O governo britânico também declarou que os novos projetos do Irã constituiem uma séria preocupação e violam as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação