Mundo

Cúpula Ibero-Americana deve divulgar comunicado sobre Honduras, diz ministro espanhol

postado em 30/11/2009 11:49
Da Cúpula Ibero-Americana deve sair um comunicado oficial sobre o resultado das eleições em Honduras, informou nesta segunda-feira (30/11) o ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos. Segundo ele, os chefes de Estado e representantes dos países da América Latina, Portugal e Espanha, presentes na reunião de Estoril, discutem uma solução política para a crise que abala Honduras há cinco meses, quando um golpe afastou o presidente Manuel Zelaya do poder.

A declaração oficial, afirmou Moratinos, deve reforçar a necessidade de uma ;saída definitiva, pacífica e aceitável; para a crise hondurenha. Contudo, ele evitou explicar a posição que será adotada pela comunidade ibero-americana sobre o pleito que elegeu Porfirio Lobo para a Presidência de Honduras, limitando-se à opinião do governo espanhol.

;O governo da Espanha não reconhece, mas tampouco ignora as eleições realizadas em Honduras;, disse Moratinos, em entrevista coletiva na reunião de Estoril.

Segundo ele, faltou transparência ao processo eleitoral hondurenho. Contudo, acrescentou,;há uma nova realidade expressada por setores da opinião pública hondurenha;.

O ministro disse ainda que uma ;plataforma de diálogo; será construída para alcançar a reconciliação nacional em Honduras. ;Há novos atores que têm algo a dizer. Vamos ver como arbitramos um mecanismo para uma nova etapa de reconciliação nacional.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação