Mundo

Evo Morales ainda é o favorito nas eleições na Bolívia

Agência France-Presse
postado em 30/11/2009 14:24

LA PAZ - O presidente da Bolívia, Evo Morales, apareceu com 55% das intenções de voto no país, segundo pesquisa privada divulgada nesta segunda-feira pela imprensa local, a seis dias das eleições gerais.

Segundo pesquisa da Ipsos Apoyo Opinión y Mercado, revelada pelo jornal La Razón, o presidente boliviano tem 36 pontos a mais que seu concorrente imediato, Manfred Reyes Villa, um candidato de direita.

De acordo com o estudo, Morales ganhou dois pontos em relação à última pesquisa, divulgada no início de novembro.

A Constituição da Bolívia destacou que um candidato assume diretamente a presidência se conseguir mais de 50% dos votos ou se chegar a 40% dos votos com uma diferença de 10 pontos sobre seu maior rival.

Reyes Villa, principal candidato da oposição e ex-capitão do exército, está com 18% da intenção de voto, de acordo com a pesquisa.

Em terceiro lugar está o empresário e dono da franquia de fast food Burger King, Samuel Doria Medina, com 10% dos votos, e em quarto o prefeito socialista da cidade andina de Potosi, René Joaquino, com 2%.

Para a pesquisa, foram entrevistados 2.890 eleitores em todo o país, de ambos os sexos e maiores de 18 anos. A margem de erro, disse Ipsos, é de 1,8%.

As eleições gerais na Bolívia estão marcadas para domingo, e 5 milhões de pessoas são convocadas às urnas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação