LONDRES - Cinco navegantes britânicos estão detidos no Irã depois de terem sido capturados num veleiro de regatas, que poderia ter entrado em águas iranianas do Golfo, quando se dirigiam de Bahrein a Dubai, anunciou nesta segunda o Ministério das Relações Exteriores britânico.
"No dia 25 de novembro, um veleiro de propriedade de Sail Bahrein e tripulado por cinco cidadãos britânicos, foi detido por navios iranianos", diz o comunicado do Foreign Office.
"O veleiro pode ter entrado por inadvertência em águas iranianas. Os cinco tripulantes estão no Irã. Entendemos que estejam todos sãos e salvos e que suas famílias tenham sido informadas", acrescentou.
O incidente recorda outro semelhante ocorrido em 23 de março de 2007, quando 15 marinheiros britânicos - 14 homens e uma mulher - foram detidos pelo Irã sob a acusação de terem entrado em águas territoriais do país na desembocadura do Shatt-al-Arab, um rio que marca a fronteira entre Irã e Iraque.
A detenção dos marinheiros, libertados ao final de quase duas semanas, motivou uma grave crise diplomática entre Grã-Bretanha e Irã, além de agravar as relações entre a República Islâmica e a comunidade internacional, pouco depois de o Conselho de Segurança da ONU aprovar novas sanções relativas a seu programa nuclear.
O novo incidente também coincide com um aumento da tensão com o Irã, depois do anúncio el domingo de que o país planeja construir dez novas usinas de enriquecimento de urânio.