Agência France-Presse
postado em 02/12/2009 08:33
LONDRES - O chefe da diplomacia britânica, David Miliband, elogiou nesta quarta-feira (2/12) a atitude profissional com que o Irã tratou o caso dos cinco velejadores britânicos, libertados por Teerã depois de terem sido detidos em águas do Golfo.
[SAIBAMAIS]"Expresso minha satisfação pelo fato de que as autoridades iranianas tenham conduzido isso de maneira profissional e direta", afirmou Miliband antes de reiterar que o caso era um assunto consular sem relação com a política.
O Irã anunciou ter libertado os cinco velejadores britânicos detidos em 25 de novembro em águas iranianas do Golfo, segundo a agência de notícias Fars, citando um porta-voz da Guarda da Revolução.
"Depois de recolher os testemunhos da tripulação do barco dizendo que haviam entrado por erro em águas iranianas, e depois da investigação, se tornou evidente que essa entrada ilegal foi resultado de um erro", comentou a fonte. A tripulação foi, em consequência, libertada depois de fornecidas as garantias requeridas, acrescentou.
Os cinco britânicos, que saíram de Bahrein rumo a Dubai para disputar uma corrida de veleiros, foram detidos pelos Guardiães da Revolução. A chancelaria britânica só anunciou a detenção dos britânicos na noite de segunda-feira, cinco dias depois dos fatos.