Agência France-Presse
postado em 02/12/2009 14:11
SAN FRANCISCO - O anúncio do envio de reforços ao Afeganistão foi recebido com vaias na noite de terça-feira por milhares de pacifistas de San Francisco, reduto da esquerda americana que ajudou a levar Barack Obama à Casa Branca.
Integrantes do grupo Code Pink, que promove o pacifismo, se reuniu num restaurante local para ouvir o discurso de Obama pela televisão e não gostaram do que foi anunciado. "Isso parece coisa do George Bush", gritou uma das manifestantes.
[SAIBAMAIS]Para o Code Pink, Obama deveria usar os milhares de milhões de dólares destinados à guerra no Afeganistão para melhorar, por exemplo, a cobertura social.
Em Washington, outro grupo de defesa dos ideais pacifistas realizou um desfile com caixões falsos diante da Casa Branca. "Sempre há dinheiro para a guerra. Mas para a educação, o seguro de saúde e o emprego, nunca há suficiente", protestou um dos manifestantes.
"Os afegãos não precisam de mais soldados, precisam de mais desenvolvimento econômico, postos de trabalho", afirmou outro, alertando para o "ciclo de violência interminável" que vai representar esses 30 mil soldados adicionais aos Afeganistão.