Agência France-Presse
postado em 03/12/2009 12:37
MARSELHA - O prefeito conservador da cidade francesa de Orange (sudeste), Jacques Bompard, proibiu por decreto a exibição de bandeiras estrangeiras durante a celebração de casamentos, informaram fontes do governo do departamento de Vaucluse. Na França, os casamentos são realizados nas prefeituras.
Bompard era membro da Frente Nacional (FN, extrema-direita) dirigida por Jean Marie Le Pen, e depois entrou para o Movimento pela França, o partido de direito antieuropeu dirigido por Philippe de Villiers. É prefeito de Orange, cidade com 30 mil habitantes, desde 1995.
O decreto também proíbe exibir em prédios oficiais ou imediações insígnias nacionais que não sejam as da República Francesa durante a realização de casamentos. Qualquer violação do decreto implicará na não realização das bodas e uma multa, uma decisão que está dirigida basicamente às comunidades de imigrantes.
Em entrevista a uma rádio local, Bompard explicou sua decisão alegando que a medida visa conter os excessos das manifestações registradas em casamentos ou partidas de futebol.