Agência France-Presse
postado em 04/12/2009 11:56
LONDRES - Quatro dos cinco britânicos detidos durante uma semana no Irã por terem aparentemente entrado em águas territoriais chegaram a Londres nesta sexta-feira (4/12), dois dias após sua liberação.
Os quatro velejadores, Oliver Smith, Oliver Young, Sam Usher e Luke Porter, aterrissaram no início da manhã no aeroporto de Heathrow em um avião procedente de Dubai. O quinto detido, um jornalista de rádio residente no Bahrein, não estava com eles.
Os cinco se dirigiam do Bahrein a Dubai a bordo de um veleiro de 18 metros para participar de uma regata, quando foram detidos em 25 de novembro pela Guarda Revolucionária iraniana em uma zona militarmente sensível na entrada do Golfo.
Segundo informações não confirmados, o veleiro teria ficado a deriva e entrado em águas iranianas por problemas no motor. "É difícil quando você é um marinheiro e não tem tudo marcado em uma carta de navegação saber se cometeu um erro", declarou Andrew Pindar, presidente da equipe Sail Bahrain, proprietária do veleiro apreendido, no aeroporto de Heathrow, onde recebeu os navegantes.
Pindar disse que as autoridades iranianas os trataram bem e que este incidente não vai tirar a vontade deles de voltar a navegar.