Agência France-Presse
postado em 05/12/2009 21:05
ROMA - Centenas de milhares de pessoas foram às ruas neste sábado (5/12), no centro de Roma, por iniciativa de internautas, para dizer "não" ao chefe de governo italiano Silvio Berlusconi e pedir sua demissão do cargo. Os organizadores do chamado "No Berlusconi Day" dizem ter ganhado a aposta de reunir na capital "mais de 350 mil pessoas".
Na tribuna instalada na praça San Giovanni in Laterano, os participantes destacaram a independência de seu movimento nascido na internet, para o qual escolheram a cor lilás. Também houve manifestações em Paris, Londres e Sidney.
A maioria usava cachecol, suéter e até peruca em tons lilás ou malva. Muitos se apresentavam com máscaras de Berlusconi com a palavra "Não" na frente.
Em mais um escândalo envolvendo Silvio Berlusconi, o mafioso siciliano Gastapre Spatuzza vinculou na sexta-feira, durante depoimento no tribunal de Turim, o primeiro-ministro da Itália e seu braço-direito, Marcello Dell'Utri, a atentados da Cosa Nostra nos anos 90. Dell'Utri é um dos fundadores do Força Itália, movimento criado em 1994 para lançar Berlusconi na política.
Acusado de ter sido o "intermediário e o homem indicado" para preparar a chegada à cena política italiana das forças ligadas à Cosa Nostra, Dell'Utri foi condenado a nove anos de prisão por associação mafiosa, mas apelou da sentença.
"Berlusconi deve explicar aos italianos por que se apresentou e manteve a seu lado pessoas como Dell'Utri, condenado por assuntos mafiosos em primeira instância", comentou Antonio di Pietro, líder do partido de oposição - Itália dos Valores.