postado em 07/12/2009 12:21
A delegação de observadores do Mercosul, coordenada pelo deputado brasileiro Dr. Rosinha (PT-PR), elogiou a alta participação, a transparência e a segurança durante o pleito de ontem (6/12) na Bolívia. A eleição, segundo nota divulgada pelo grupo, transcorreu com normalidade, em um ambiente de alta participação e de forma ordenada.
%u201CO novo sistema de padrão biométrico mostrou ser um avanço e uma garantia de transparência%u201D, afirmou a delegação, que chegou ao país no último dia 3 com representantes da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. O acompanhamento foi feito em cidades como La Paz e El Alto, além de zonas rurais bolivianas.
De acordo com o comunicado, algumas %u201Cfalhas menores%u201D chegaram a ser observadas durante as eleições, mas não interferiram no resultado final. %u201CDurante seu trabalho, os membros da missão não registraram incidentes sem anomalias significativas%u201D, disse a delegação.
Pesquisas de boca de urna na Bolívia indicam que o atual presidente, Evo Morales, obteve a maioria dos votos - entre 61% e 63%. Segundo as sondagens, ele ainda teria aumentado o percentual de votos em regiões que foram fortes opositoras durante seu primeiro mandato, como os departamentos da chamada %u201Cmeia-lua%u201D (região que reúne os estados de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando), no Leste do país.