MIAMI - Um retrato que o rei do pop Michael Jackson encomendou a um artista americano, e que nunca chegou a ver, foi vendido por US$ 175.000 a um colecionador alemão, na mostra de Art Basel, encerrada na noite de domingo (6) em Miami Beach.
É uma pintura óleo em tela gigante com um Jackson vestido de rei, com roupas bordadas a ouro, botas brancas e capa negra, que avança num belo cavalo branco ao lado de dois anjos que estão prestes a coroá-lo.
"Equestrian Portrait of King Philip II", de 3,51 metros de altura e 3,10 metros de largura, foi realizado pelo pintor Kehinde Wiley.
Um permanente desfile de visitantes da mostra passava domingo em frente ao quadro para observar detalhes e tirar fotografias.
Jackson havia encomendado em 2008 o quadro a Wiley - um artista afro-americano de Los Angeles radicado em Nova York, depois de assistir a uma sua exposição no Museu de Arte do Brooklyn, contou o pintor à imprensa durante a mostra em Miami.
"Recebi algumas mensagens dizendo que Michael Jackson queria entrar em contacto comigo, mas achei que eram brincadeira", contou Wiley no Art Newspaper, publicado diariamente durante a Art Basel.
A galeria Deitch, que realizou a exposição, informou sobre boas vendas em geral.
Mas dois retratos separados do presidente americano Barack Obama e de sua esposa Michelle, vendidos em conjunto por 125.000 dólares, não tiveram comprador.
A mostra Art Basel Miami Beach terá sua versão de verão em Basileia, Suíça; é considerada a maior exibição de arte contemporânea nos Estados Unidos.