Agência France-Presse
postado em 08/12/2009 12:36
CABUL - O presidente afegão, Hamid Karzai, afirmou nesta terça-feira (8/12) que o país não terá recursos para financiar as próprias forças de segurança nos próximos 15 a 20 anos. A declaração foi feita em uma entrevista coletiva conjunta com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates.
"Esperamos que a comunidade internacional e os Estados Unidos, nosso primeiro aliado, ajudem o Afeganistão a financiar esta força de segurança", pediu Karzai. "O Afeganistão desejaria ter a responsabilidade de financiar suas próprias forças, mas isto não será possível nos próximos 15 anos", destacou Karzai, quem também reiterou o objetivo de assumir o controle da segurança do país em cinco anos.
Gates desembarcou nesta terça-feira em Cabul para conversar com Karzai sobre a decisão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de enviar 30 mil soldados a mais como reforço - somando no total 100 mil homens - para combater a insurgência islamita. Esta é a primeira visita oficial ao Afeganistão de um funcionário do governo americano desde o anúncio feito por Obama há uma semana.
O ministro britânico da Defesa, Bob Ainsworth, também chegou nesta terça-feira ao Afeganistão para uma visita surpresa, horas depois do anúncio de que o número de soldados britânicos mortos no país em 2009 chegou a 100.