Agência France-Presse
postado em 09/12/2009 12:00
Matar ou capturar Osama bin Laden é decisivo para derrotar a rede terrorista Al-Qaeda, afirmou o principal comandante militar dos Estados Unidos no Afeganistão.
[SAIBAMAIS]"Acredito que a esta altura (Bin Laden) é um ícone cuja sobrevivência fortalece a Al-Qaeda como uma franquia em todo o mundo", afirmou o general Stanley McChrystal na terça-feira ao depor no Congresso sobre o aumento do número de tropas americanas no Afeganistão.
"Não bastaria apenas capturar ou matar o líder, mas não acredito que possamos finalmente derrotar a Al-Qaeda até que ele seja capturado ou morto", disse McChrystal na Comissão das Forças Armadas do Senado.
As autoridades americanas acreditam que Bin Laden - apontado como o idealizador dos ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington, que mataram quase 3 mil pessoas - está escondido na montanhosa fronteira entre Afeganistão e Paquistão.
O embaixador dos Estados Unidos no Afeganistão, Karl Eikenberry, também falou na audiência legislativa e disse que capturar ou matar Bin Laden "continua sendo importante para os americanos; de fato para todo o mundo".