Agência France-Presse
postado em 11/12/2009 14:21
WASHINGTON - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, advertiu nesta sexta-feira (11/12) aos países latino-americanos sobre as consequências de 'flertar' com o Irã, o que, a seu ver, é uma má ideia.
"As pessoas que quiserem flertar com o Irã deveriam ver quais podem ser as consequências e esperamos que pensem duas vezes", assinalou Hillary em uma sessão sobre diplomacia no Departamento de Estado enfocada na relação dos Estados Unidos e América Latina.
Hillary disse que seu país conhece o interesse dos iranianos em se promover nos países da região, como Bolívia e Venezuela. "Relacionar-se com o Irã é realmente uma má ideia", afirmou. Ela disse esperar que os países reconheçam que o Irã "é um dos maiores promotores e exportadores de terrorismo no mundo de hoje".
Hillary expressou anteriormente a preocupação de Washington com as relações crescentes de países como Venezuela, Bolívia e Nicarágua com o Irã.
Os Estados Unidos se mostraram prudentes ante a recente visita do presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad à região e pediu a esses países que recordassem ao líder iraniano sobre seus compromissos em termos nucleares.
Washington acusa o Irã de querer se preocupar com a bomba atômica, enquanto que o governo de Teerã afirma que suas intenções nucleares são pacíficas.