Agência France-Presse
postado em 13/12/2009 10:25
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, assinou sábado em Havana 285 acordos, no valor total de 3,161 bilhões de dólares com Cuba, e visitou seu mentor político Fidel Castro, nas vésperas da Cúpula da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), criada pelos dois há cinco anos.
[SAIBAMAIS]Ao presidir a assinatura dos acordos com o governante Raul Castro em ato no Palácio de Convenções, Chávez comentou que o líder cubano Fidel Castro, de 83 anos e retirado do poder, está cientes destes convênios e muito contente.
Os acordos envolvem colaboração nas áreas de ciência e tecnologia, produção de alimentos, pesca e turismo, entre outras, segundo declaração conjunta divulgada ao término do encontro.
Os dois países formaram também oito novas empresas mistas binacionais, que se juntam às 12 já existente, nos setores de informática e comunicação, mecânica, indústria básica, transportes e indústria açucareira.
Além disso, assinaram memorandos de intenção para a criação de outra empresa para a produção de alimentos, aviação civil e atividades primárias em hidrocarbonetos.
Em seu discurso, Raul Castro disse que a união de Havana com Caracas é o melhor exemplo de nosso sonho de integração latino-americana e caribenha. Ele destacou que estes acordos são voltados a reduzir os efeitos negativos da atual crise econômica global.
Por sua vez, Chávez disse que o objetivo era não somente binacional como também visa as nações da Alba e outros países. O presidente indicou que, como resultado da colaboração, a Venezuela entregou a Cuba 178 milhões de barris de petróleo nos últimos nove anos em troca dos serviços de 42.000 médicos, professores, instrutores esportivos e outros profissionais.
A Venezuela é o maior sócio comercial de Cuba. O intercâmbio comercial pode chegar a 7 bilhões de dólares este ano, segundo dados do ministério da Economia venezuelano. Em 2008, este valor foi de 4,892 bilhões, de acordo com dados oficiais cubanos.
Após uma reunião de chanceleres da Alba, que ocorreu paralelamente à Comissão Mista entre Cuba e Venezuela, Chávez e Raul Castro acertaram os detalhes para a Cúpula.
Chávez, que chegou sexta-feira à ilha, presidirá ao lado de Raul Castro a comemoração da fundação, em 14 de dezembro de 2004m em Havana, da Alba, com os presidentes de Nicarágua e Bolívia, e representantes da República Dominicana, São Vicente e Granadinas, Antigua e Barbuda e o governo deposto de Honduras.