Agência France-Presse
postado em 15/12/2009 13:31
MULTAN - Pelo menos 20 pessoas morreram e 50 ficaram feridas nesta terça-feira (15/12), em um atentado com carro-bomba perpetrado em um mercado da cidade de Dera Ghazi Jan, na região central do Paquistão, indicou Mubarak Ali, chefe da polícia local.
"Há pelo menos 20 mortos e 50 feridos", declarou Ali. "Foi uma explosão potente que aconteceu no meio do mercado de Josa, o mais frequentado da cidade", acrescentou. Boa parte do mercado ficou completamente destruída, e uma mesquita próxima ao local da explosão foi seriamente danificada.
Segundo Hasan Iqbal, chefe da administração municipal, várias pessoas ainda estão sob os escombros. "As operações de resgate começaram, e tememos que o balanço de vítimas seja pior", afirmou. "Foi uma ação terrorista, como as que acontecem em outras partes do país".
"Declaramos estado de emergência e o hospital está lotado de gente em busca de seus familiares", relatou o secretário de Saúde do distrito de Dera Ghazi Jan, Pervez Haider.
Testemunhas indicaram que a explosão deixou uma cratera no centro do mercado, e várias lojas tiveram o teto derrubado.
Dera Ghazi Jan fica 500 quilômetros a sudoeste de Islamabad, não muito distante da fronteira com o Afeganistão, onde o exército paquistanês combate a insurgência dos talibãs aliados à Al Qaeda. O ataque é o último de uma série de sangrentos atentados que assombraram o Paquistão nas últimas semanas.
Na semana passada, quatro atentados em 24 horas deixaram pelo menos 66 mortos no leste do país. Estes ataques não foram reivindicados, mas a grande maioria dos atentados que deixaram mais de 2.700 mortos desde 2007 foi perpetrada pelo Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP).