Mundo

Viagem começa pela antiga e cosmopolita Cardiff

postado em 16/12/2009 07:00

A duas horas de trem ou de carro de Londres, Cardiff é ponto de partida natural para começar a visita ao País de Gales, nação que fala uma língua complicada e tem como símbolo um dragão vermelho. A cidade, com 300 mil moradores (o país tem 3 milhões), não é muito grande, apesar de cosmopolita, moderna e bastante agradável. ;A Baía de Cardiff abrigou o que já foi o porto mais movimentado do mundo, no século 19, quando a exploração e a exportação de carvão estavam no auge;, explica Robert Lewis Jones, relações públicas do Visit Wales, órgão que promove o turismo no país.

Alvo de um enorme projeto de recuperação, que transformou uma área lamacenta em um enorme lago de água doce, a baía é hoje um agradável ponto de encontro. Ao longo da orla, há um grande calçadão, onde as pessoas se deixam ficar calmamente, olhando os barcos, tomando um sorvete, namorando, brincando com as crianças, bebendo um drinque ou fazendo suas refeições em um dos muitos bares e restaurantes da Mermaid Quay.

O contraste entre construções antigas e modernas é visível na baía. O Wales Millenium Centre, aberto em 2004 e ponto de encontro das artes e cultura, mostra uma fantástica arquitetura, com fachada onde se destaca o telhado dourado, com um letreiro gigante. O prédio abriga a Ópera Nacional Galesa e todos os dias recebe atrações gratuitas, por meia hora, às 13h. A programação paga abrange do balé clássico às apresentações de hip hop. À noite, a iluminação confere ares mais futuristas ainda ao local. Próximo, fica o Parlamento do País de Gales, também grandioso, todo em vidro e aço, com telhado em ondas se projetando para o céu e paredes que refletem as águas da baía.

Visite também

Museu Nacional de Gales

Fica próximo à prefeitura, que se destaca por sua cúpula imponente, à Torre do Relógio e ao Centro Cívico. Os destaques do museu são a galeria que mostra a evolução do País de Gales, com dinossauros articulados. A galeria arqueológica com relíquias das eras romana e celta e da Idade do Bronze também é interessante. No piso superior, fica a maior coleção (fora de Paris) de pinturas do impressionismo e do pós-impressionismo. Obras de Cézanne estão ao lado de Renoir e Rodin, Manet, Pissara, Manet e Van Gogh. Se bater o cansaço, vale descansar na imensa área gramada em frente ao museu. Entrada franca.

Museu da Vida Galesa St.Fagans

É uma visita imperdível, a três quilômetros de Cardiff, em St. Fagans. Reserve no mínimo duas horas (dá para ficar uma manhã inteira sem se cansar) para apreciar as construções que recriam casas de todas as partes do país, de diversos períodos. São 57 edificações restauradas em uma área de 400 mil metros quadrados cheios de verde. Interessante a vila de seis casas que reproduz residências do período de 1805 a 1955 e mostra a evolução do poder aquisitivo dos trabalhadores. Há também casas de antigas fazendas, postos de pedágio, igrejas, escola e uma mercearia de 1880, a Gwalia Supply, com prateleiras recheadas de produtos com rótulos antigos e delícias artesanais à venda. O museu fica aberto de 10h às 17h, todos os dias. Entrada franca.

Techniquest

Conhecimento e diversão andam de mãos dadas neste complexo de brinquedos que faz os visitantes, crianças e adultos, aprenderem de forma lúdica alguns princípios da química, da física e de outras ciências. São 120 atrações, mais um planetário e um teatro. A entrada custa 7 libras (adulto) e 5 libras (crianças).

LEIA MAIS NO CADERNO TURISMO DO CORREIO BRAZILIENSE, CAPA E PÁGINAS 2 A 5

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação