Agência France-Presse
postado em 19/12/2009 19:12
Bruxelas - O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, saudou neste sábado a nomeação de um novo governo pelo presidente afegão Hamid Karzai, insistindo na necessidade de ter uma equipe "íntegra" e "profissional" para combater a corrupção.
"Em nome da Otan, saúdo este passo suplementar na formação do novo governo afegão: a nomeação pelo presidente Karzai de uma lista de candidatos aos cargos ministeriais", escreveu Rasmussen em comunicado publicado em Bruxelas, sede da Aliança Atlântica.
"Compartilho o ponto de vista do presidente Karzai de que o povo afegão tem direito a um governo eficiente, caracterizado por integridade e profissionalismo, e saúdo seu compromisso com o combate à corrupção", acrescentou.
A Otan e a Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf) "reiteraram e reforçaram seus compromissos e seguirão ajudando o Afeganistão e seu novo governo, principalmente para melhorar a segurança do povo afegão e ajudar o país a assumir uma responsabilidade maior nas questões de segurança", declarou Rasmussen.
A lista dos ministros foi apresentada neste sábado no Parlamento, que terá de votar para aprovar ou rejeitar estas nomeações. A Otan acompanhará de perto este processo, segundo o comunicado.
A composição do governo afegão é caracterizada por um equilíbrio sutil entre as pressões da comunidade internacional para combater a corrupção, que atinge as mais altas esferas do Estado, e a necessidade política de agradar homens influentes que apoiaram a reeleição de Karzai.
Hamid Karzai foi reeleito à presidência do Afeganistão para um novo mandato de cinco anos, em votação marcada por acusações de fraude e pela desistência de seu adversário, Abdullah Abdullah, antes do segundo turno.