Agência France-Presse
postado em 22/12/2009 14:45
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, designou o ex-assessor da administração George W. Bush, Howard Schmidt, como chefe da segurança informática, anunciou o conselheiro de Segurança Interior, John Brennan, em comunicado da Casa Branca datado desta terça-feira (22/12).
"Howard terá a grande responsabilidade de organizar as numerosas e importantes atividades de segurança do governo na internet", informou o assessor de Obama. Manterá reuniões regulares com o presidente e será um membro importante de sua equipe de Segurança Nacional. Também trabalhará estreitamente com a equipe econômica", acrescentou.
Schmidt, assessor de segurança informática durante o governo Bush, é presidente do grupo sem objetivos lucrativos, Information Security Forum. Em seu novo posto, trabalhará com o Conselho de Segurança Nacional, coordenando as políticas de cibersegurança para agências militares e civis.
Ex-membro da Força Aérea e veterano do FBI, Schmidt também trabalhou como chefe de segurança da Microsoft. Fazendo referência a suas quatro décadas de experiência no governo, Brennan qualificou Schmidt como uma das principais autoridades mundiais do setor.
A nomeação acontece num momento em que o Pentágono põe em prática um novo comando de segurança e o Departamento de Segurança Interna pretende aumentar a proteção às redes civis.