postado em 26/12/2009 13:01
A comunidade brasileira na cidade de Albina, no norte do Suriname, foi atacada na véspera de Natal em represália à morte de um morador local, informou neste sábado (26/12) o Ministério das Relações Exteriores.
O ataque foi contra cerca de 80 brasileiros em Albina, cidade do Suriname a 150 quilômetros da capital Paramaribo. Ao todo, 14 brasileiros foram feridos, dos quais sete em estado grave, segundo informações da Embaixada do Brasil no país.
O ataque teria sido uma vingança pela morte de um morador supostamente assassinado por um brasileiro, que estaria foragido. A cidade de Albina, na fronteira com a Guiana Francesa, abriga minas de ouro, que emprega brasileiros ilegais.
De acordo com a embaixada, as autoridades surinamesas estimam que entre 100 e 500 marrons tenham atacado os brasileiros em retaliação. Os brasileiros que vivem em Albina trabalham no garimpo de ouro, atividade proibida no Suriname, e vivem, em sua maioria, ilegalmente no país. Albina tem cerca de 10 mil habitantes e fica na fronteira do Suriname com a Guiana Francesa.