Agência France-Presse
postado em 27/12/2009 11:08
Um consórcio liderado pela companhia pública sul-coreana Korea Electric Power Corp (KEPCO) ganhou neste domingo (27/12) um contrato nuclear civil de 20,4 bilhões de dólares nos Emirados Árabes Unidos, que será o primeiro país do Golfo a gerar eletricidade com energia atômica.O consórcio será responsável pela concepção, contrução e assistência para o funcionamento de quatro centrais nucleares civis de 1.400 megawatts cada uma.
Em Seul, o ministério sul-coreano da Economia informou que o consórcio liderado pela KEPCO havia obtido um contrato de 40 bilhões de dólares no total: os US$ 20 bilhões anunciados neste domingo em Abu Dhabi se somam a um segundo contrato de 20 bilhões para a exploração das quatro centrais.
Mas o governo árabe destacou à AFP que o contrato sobre o funcionamento das quatro centrais nucleares aida não foi atribuído.
O consórcio ganhador inclui, além da KEPCO, as empresas sul-coreanas Samsung, Hyundai e Doosan Heavy Industries, além do grupo americano Westinghouse e do japonês Toshiba.