Agência France-Presse
postado em 27/12/2009 15:40
CARACAS - A "ilusão Obama" terminou com o "descarado intervencionismo" dos Estados Unidos na América Latina, afirmou neste domingo (27/12) o presidente venezuelano Hugo Chávez, em referência às "ameaças" contra a Venezuela a partir da Colômbia e à "ditadura made in USA" de Honduras.
Em sua coluna semanal na imprensa 'Las líneas de Chávez', ele afirma que "2010 não será um ano fácil: os agentes da reação internacional preparam seu roteiro para reverter o processo emancipador que vive nossa América".
Também criticou o presidente americano Barack Obama e o que chamou de "descarado intervencionismo" de seu governo.
"Não se deve ter enganos, se acabou a ilusão Obama. Vejam a ameaça imperial contra a Venezuela a partir da Colômbia: a Colômbia irmã transformada em Israel da América do Sul", afirma Chávez, ao comentar o acordo militar que permitirá que tropas americanas operem de maneira controlada em pelo menos sete bases colombianas.
Também voltou a condenar "a ditadura militar hondurenha que continua no poder". "A reação, em todos nossos países, conta agora com um modelo de golpe de Estado para o século XXI: golpes com fachada legal que levam o selo made in USA".
Chávez aproveita o texto para colocar em dúvida o funcionamento da ONU como organização mundial efetiva, depois que a reunião de cúpula do clima de Copenhague não respeitou o "princípio de igualdade entre as nações".