Mundo

Dois aviões, israelense e francês quase se chocaram sobre Belgrado

Agência France-Presse
postado em 30/12/2009 16:44

BELGRADO - Um avião da companhia aérea israelense El Al quase entrou em colisão com um aparelho da Air France no espaço aéreo sérvio no dia 28 de dezembro devido a um erro cometido pela tripulação da aeronave francesa, informou nesta quarta-feira o Directorat - o Departamento sérvio da Aviação Civil.

Foi aberta uma enquete sobre este incidente segundo o qual um avião do tipo Airbus 318 da Air France e um Boeing 777 da El Al posicionaram-se numa distância de apenas 300 metros um do outro, porque "o aparelho francês não seguiu as instruções dadas pelo controle do tráfego aéreo", indicou o Directorat em comunicado citado pela agência Beta.

"A tripulação francesa repetiu corretamente as instruções de descer a uma altitude de 35.000 pés (10.668 metros), mas, por motivos ainda não estabelecidos, o aparelho continuou a descer abaixo da altitude requerida e aprovada" ao sobrevoar Belgrado, precisou a nota.

Acrescentou que um possível choque entre as duas aeronaves foi evitado graças a "uma intervenção no momento certo pelo controlador de voos".

Segundo a imprensa local, 120 passageiros estavam a bordo do avião israelense que operava entre Tel Aviv e Nova York.

De acordo com uma porta-voz da Air France, "o voo prosseguiu normalmente e, em nenhum momento, o avião nem seus passageiros estiveram em risco". O aparelho havia decolado do aeroporto de Paris Charles-de-Gaulle às 10H26 no dia 28 de dezembro e "pousou antecipadamente em Sofia, às 13H29".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação