postado em 30/12/2009 22:00
A policia do Suriname deteve nesta quarta (30) mais seis pessoas acusadas de participação das agressões a brasileiros na Região de Albina, a 150 quilômetros de Paramaribo, aumentando para 41 o número de detidos, disse há pouco o embaixador do Brasil naquele país, José Luiz Machado e Costa. De acordo com o embaixador, entre os detidos de hoje está o principal assessor do prefeito de Albina. ;Tivemos notícias de que foi detido o assessor principal do prefeito de Albina, o que indica o comprometimento das autoridades em apurar a situação;, disse.
José Luiz Machado e Costa afirmou ainda que a Embaixada do Brasil tem trabalhado em coordenação com o governo do Suriname para dá total assistência aos brasileiros e no acompanhamento das investigações que estão sendo realizadas para apurar o ocorrido. ;Temos total confiança que as investigações estão sendo feitas com total afinco e todo empenho do governo do Suriname;.
O ataque aos brasileiros ocorreu na madrugada do dia 24. Na ocasião, segundo relatos, um grupo de 300 marrons (como são chamados os quilombolas no Suriname) agrediu os brasileiros, chineses e javaneses. Houve agressões físicas, estupros e depredações.