Agência France-Presse
postado em 04/01/2010 12:43
MARRAKECH - O rei Mohammed VI do Marrocos lançou na noite de domingo, em Marrakech (sul), o programa "regionalização avançada" do país, uma evolução no modo do governo regional, segundo ele, do qual um dos primeiros beneficiados será o Saara Ocidental.
O monarca instalou uma Comissão Consultiva de Regionalização (CCR), dirigida por Omar Azziman, ex-ministro da Justiça e atual embaixador em Madri, e integrada por altos funcionários, universitários, juristas, historiadores, geógrafos, sociólogos e economistas, que entregarão um relatório conjunto em junho.
"A regionalização ampliada que esperamos não é uma simples ordenação técnica ou administrativa. Representa uma opção em prol da renovação e modernização das estruturas do Estado", explicou o rei.
Entre os objetivos primordiais do projeto, segundo ele, está situar as províncias do sul recuperadas pelo reino, como o Saara Ocidental. O Marrocos considera que o Saara Ocidental, ex-colônia espanhola anexada em 1975, faz parte de seu território e propõe uma ampla autonomia sob sua soberania. Do outro lado, a Frente Polisário, apoiada pela Argélia, luta por sua independência.