Mundo

Uribe: nova candidatura à presidência da Colômbia "depende de Deus"

Agência France-Presse
postado em 05/01/2010 15:20

BOGOTÁ - O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, afirmou nesta terça-feira (5/1) à emissora local Voz de Montería que uma eventual apresentação a um terceiro mandato nas eleições de maio próximo depende da justiça, "do povo e de Deus Nosso Senhor"; e pediu aos colombianos que mantenham as políticas desenvolvidas nestes oito anos.

Uribe, um advogado de direita de 57 anos, mantém níveis de popularidade de cerca de 70%, segundo as pesquisas, e anuncia como uma das maiores conquistas de seu governo a política de "segurança democrática", que privilegia a ação militar ante as guerrilhas esquerdistas.

A incerteza sobre se Uribe, no poder desde 2002, vai se lançar novamente à presidência mantém praticamente paralisado o debate eleitoral na Colômbia, a cinco meses das eleições, sem que seu Partido U proponha formalmente um aspirante.

Repetidamente, Uribe vem-se negando a dar uma resposta clara sobre se deseja ou não candidatar-se novamente.

Em sua primeira reeleição, em 2006, foi feita modificação da Constituição que, até então, não permitia um segundo mandato presidencial consecutivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação