Mundo

Escândalo familiar desestabiliza primeiro-ministro da Irlanda do Norte

Agência France-Presse
postado em 08/01/2010 16:12

Robinson, primeiro-ministro da Irlanda do Norte: escândalo de corrupção e sexoLondres ; O primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Peter Robinson, rejeitou nesta sexta-feira as "insinuações" de uma investigação da BBC sobre corrupção que estaria relacionada a um caso extraconjugal de sua mulher.

O chefe do executivo norte-irlandês contou na quarta-feira que sua esposa, Iris, tentou o suicídio em março de 2009 depois de confessar ter mantido um relacionamento com um jovem. Robinson afirmou que pretende se manter no cargo e que fará o possível para salvar o casamento.

Esse assunto privado ameaça, no entanto, provocar uma crise política de proporções consideráveis, após a divulgação, na quinta-feira, de uma investigação da rede de televisão britânica BBC.

Segundo o programa Spotlight, Iris Robinson, 60 anos ; que é deputada ; conseguiu convencer dois ricos promotores a investir uma grande soma de dinheiro para ajudar seu amante, hoje com 21 anos, a montar um restaurante em 2008.

Naquela época, Iris era membro da comissão que aprovou o investimento, mas não revelou a relação que mantinha com o beneficiário do dinheiro, de acordo com a BBC. Além disso, o programa dá a entender que seu marido, quando soube do assunto, preferiu não revelar nada às autoridades competentes.

Advogados

Na manhã desta sexta-feira (8), Peter Robinson, líder do partido protestante DUP (sigla em inglês do Partido Unionista Democrático), criticou as acusações e disse que irá consultar seus advogados.

"Rejeito totalmente a tentativa do programa Spotlight da BBC de me envolver (no caso) por meio de insinuações e indiretas", declarou. "Me defenderei resolutamente dos ataques contra minha pessoa e rebaterei qualquer acusação" de malversação de verbas."

Seu vice-primeiro-ministro, o líder do partido católico Sinn Fein, Martin McGuinness, declarou-se "indignado" e pediu uma reunião de urgência com Robinson "para discutir sobre as implicações" do assunto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação