Mundo

Inverno na Europa: neve paralisa trens e estradas

postado em 09/01/2010 09:30
O inverno polar que atinge a Europa vem castigando principalmente o Reino Unido, que registrou na noite de quinta-feira 22 graus abaixo de zero, a temperatura mais baixa dos últimos 30 anos. Ontem, o frio provocou mais problemas nos transportes e cortes no fornecimento de energia. A rede ferroviária vem registrando atrasos por causa de estragos nos trens e bloqueio nos trilhos, cobertos pela neve. A conexão entre Londres e Paris, pelo trem de alta velocidade Eurostar, teve 50% do serviço interrompido. As companhias aéreas British Airways e EasyJet voltaram a cancelar dezenas de voos nos aeroportos de Heathrow e Gatwick, os dois mais importantes da capital britânica. Também se repetem os acidentes nas estradas. Quanto ao fornecimento de gás, usado nos sistemas de calefação, a operadora da rede energética britânica, National Grid, pediu às grandes empresas que suspendam o consumo, para evitar uma crise.

A temperatura mais baixa da temporada foi registrada em Altnaharra, no norte da Escócia, onde os termômetros marcaram -22,3 graus. O professor Ian Hughes, de 34 anos, que vive no condado de Norfolk, leste da Inglaterra, comparou o frio na Escócia "ao Polo Sul, que tem a média de 22,9 graus negativos". Já em Manchester, no noroeste, a mínima ficou em 17 graus abaixo de zero. Mark Dutton, de 35 anos, disse ao Correio que em sua cidade natal, Wigan, a neve acumulada já forma uma camada de 50cm. "Carros estão atolados e os limpa-neves não funcionam direito", contou. "As temperaturas custarão a subir acima do zero na maior parte do país durante o dia, com geadas severas durante a noite", alertou Richard Young, da Agência Meteorológica Nacional, acrescentando que os fortes ventos vão aumentar ainda mais a sensação térmica de frio.

O inverno rigoroso já causou prejuízos à empresa em que Dutton trabalha. O engenheiro de comunicações, que vive na cidade de Lincoln (Manchester), lamentou que os pedidos para sua companhia de cartuchos de tinta para impressora estão atrasados, pois a neve compromete o transporte de mercadorias. "As estradas estão perigosas, cobertas de camadas de gelo e neve compactada", relatou. "O sal e o cascalho colocados na neve não estão fazendo muito efeito, pois está frio demais."

O engenheiro destacou que na cidade onde vive, os moradores comentam sobre a falta de comida em alguns supermercados, pois os caminhões com produtos não conseguem chegar. Escolas também estão fechadas, algumas por cinco dias consecutivos. "Mas vamos sobreviver. Nós sobrevivemos a coisa pior na Segunda Guerra Mundial", assegura. O professor Ian Hughes, de Norfolk, já classifica este inverno como o mais rigoroso no país desde 1995, com chances de estabelecer um novo recorde histórico.

O mau tempo não vem atingindo apenas o Reino Unido. Na França, a neve provocou cortes de eletricidade e problemas nos transportes, obrigando as autoridades a decretar alerta em 31 departamentos. Na Alemanha, onde 10 moradores de rua morreram de frio, a meteorologia prevê precipitações de neve de até 40cm em algumas cidades. Além da Europa, o inverno chegou com força também aos Estados Unidos, onde o receio é de que os termômetros registrem 50 graus abaixo de zero.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação