Mundo

Mulher do primeiro-ministro da Irlanda do Norte admite caso com rapaz de 19 anos

postado em 10/01/2010 10:03
Um escândalo sexual de proporções explosivas alimenta uma crise política que já desestabiliza o governo da Irlanda do Norte. O pivô é Iris Robinson, 60 anos, deputada ultraconservadora e mulher do primeiro-ministro Peter Robinson, de 61. Referência moral para o território, administrado pelo Reino Unido, Iris teve um caso extraconjugal revelado em público pelo próprio marido, na semana passada. A traição ganhou as páginas dos jornais irlandeses, e a população assiste perplexa ao desenrolar da trama.

A história tem contornos dramáticos e ainda muitos pontos mal explicados. Tudo começou em 2008, quando Iris teria usado de sua influência para captar recursos com dois ricos promotores da Irlanda do Norte para satisfazer um antigo sonho do amante, Kirk McCambley, um jovem empresário de 19 anos. O dinheiro, no valor de 50 mil libras (o equivalente a R$ 140 mil), foi investido na abertura de um restaurante. O lobby e o caso amoroso foram descobertos. Iris é acusada de abusar de informações privilegiadas e seu marido, Peter, de ter tentado esconder o escorregão ético da mulher.

O chefe do Executivo norte-irlandês contou que sua mulher tentou o suicídio em março de 2009, depois de ter confessado o caso extraconjugal. Peter Robinson, pai de três filhos com Iris, quer se manter no cargo e disse que fará o possível para salvar o casamento de mais de três décadas. ;Amo minha mulher e sempre fui fiel. Com humildade e arrependimento, Iris me pediu perdão. Disse que era a única responsável por seus atos, e eu a perdoei;, afirmou o político.

O vice-primeiro-ministro Martin McGuinness, líder do partido católico Sinn Fein, que se opõe à dominação britânica na Irlanda do Norte, afirmou estar ;indignado; e pediu uma reunião de urgência com Robinson, para discutir as implicações do escândalo. O primeiro-ministro avisou que dará todas as explicações possíveis. ;Rejeito totalmente a tentativa de me envolver por meio de insinuações e indiretas;, declarou. ;Vou me defender resolutamente dos ataques e rebaterei qualquer acusação.;

Consequências
Peter Robinson vem sendo questionado por oposicionistas que o acusam de ter feito vista grossa para um possível mau uso de dinheiro obtido à custa de prestígio político. A primeira-dama, por sua vez, é alvo de ataques por todos os lados. Em nota oficial, Iris deu detalhes da traição: ;O caso aconteceu há cerca de um ano e meio e não teve qualquer significado emocional ou duradouro. Começou de uma forma completamente inocente. Foi uma relação breve, mas devastou a minha vida e a dos que me rodeiam;.

As implicações para o futuro político do casal Robinson podem ser realmente devastadoras. A mulher do primeiro-ministro deverá ser afastada, pelo Partido Unionista Democrático, do Parlamento britânico e da Assembleia Legislativa da Irlanda do Norte. A saída é aguardada para amanhã. ;Os próximos dias são absolutamente críticos para o partido. Queremos mostrar que estamos a agindo de forma decisiva. Ela tem que sair agora;, disse um correligionário.

"Amo minha mulher e sempre fui fiel. Com humildade e arrependimento, Iris me pediu perdão (;), e eu a perdoei;
Peter Robinson, primeiro-ministro da Irlanda do Norte

"Foi uma relação breve, mas devastou a minha vida e a dos que me rodeiam;
Iris Robinson, deputada e mulher do primeiro-ministro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação