Agência France-Presse
postado em 11/01/2010 14:10
SRINAGAR - Um guarda indiano foi morto nesta segunda-feira (11/1) ao ser atingido por tiros disparados por soldados paquistaneses do outro lado da fronteira da Caxemira, uma província administrada pelos dois países, informou uma fonte policial indiana. O incidente ocorreu no distrito de Poonch, cerca de 500 km ao sul de Srinagar, na Caxemira indiana.
"O soldado foi baleado na linha de controle", declarou um porta-voz da força de segurança posicionada ao longo da fronteira, denunciando "uma nova violação paquistanesa do cessar-fogo". Os soldados indianos revidaram, mas não se sabe se deixaram vítimas do lado paquistanês.
Este é o segundo incidente deste tipo desde setembro de 2009. A Índia e o Paquistão brigam pela Caxemira desde sua independência, em 1947. Este território, dividido em duas partes naquela época, foi a causa de duas das três guerras entre os dois países.
A parte indiana da Caxemira é desde 1989 o cenário de uma insurreição separatista que deixou mais de 47 mil mortos em 20 anos, e a Índia acusa o Paquistão de servir de base aos separatistas.