Mundo

Jovem amante de esposa de primeiro-ministro torna-se estrela da Internet

Agência France-Presse
postado em 11/01/2010 15:26

BELFAST - Kirk McCambley, um jovem proprietário de um café até então totalmente deconhecido, foi elevado à fama na Internet após sua ligação com a esposa do primeiro-ministro norte-irlandês, 40 anos mais novo, um episódio que abalou o governo regional.

Com 19 anos na época dos fatos, e 21 atualmente, o jovem conheceu uma fama inesperada depois que Iris Robinson, esposa do premier Peter Robinson, admitiu uma breve ligação com ele quando ela tinha 59 anos de idade.

O escândalo levou seu marido a se afastar das funções durante seis semanas. Além da ligação extraconjugal, Iris Robinson é acusada de desvio de dinheiro, tendo obtido ilegalmente 50.000 libras (55.000 euros) para ajudar o amante a abrir um café em Belfast.

O assunto, privado inicialmente, desencadeou uma crise política na Irlanda do Norte, onde protestantes unionistas e católicos separatistas partilham o poder como parte dos acordos de paz de 1998.

Desde a revelação do escândalo, o jovem McCambley não cessa de ganhar popularidade na telinha. Mais de 5.400 pessoas já criaram um grupo de fãs no Facebook.

Segundo a imprensa local, uma grande parte deste sucesso deve-se à comunidade homossexual. Os gays norte-irlandeses estão do lado do jovem, em protesto contra declarações homofóbicas feitas pela mulher do primeiro-ministro.

Em 2008, esta cristã praticante havia qualificado publicamente a homossexualidade de "abominação".

O jovem amante ganhou o status de ícone gay, segundo o Belfast Telegraph. E Attitude, a primeira revista britânica da comunidade homossexual, gostaria de tê-lo na capa.

Já a busca pela canção "Mrs. Robinson", dos americanos "Simon and Garfunkel", praticamente voou na Irlanda do Norte, com um aumento nas consultas de 1.200% em uma semana, informou à AFP oOfficial UK Charts Company.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação