Agência France-Presse
postado em 12/01/2010 20:14
WASHINGTON - Um forte terremoto, de 7 graus de magnitude, sacudiu nesta terça-feira (12) o Haiti, com alerta de tsunami emitido para as Antilhas, informou o Instituto Geofísico Americano (USGS).
O tremor ocorreu às 21H53 GMT (19H53 Brasília), e deflagrou o imediato alerta de tsunami, segundo o USGS, que utiliza a escala de Magnitude de Momento. O terremoto teve seu epicentro situado a 14 km da localidade de Carrefour, e a 27 km de Petionville, no sudeste do Haiti, próximo da capital Porto Príncipe.
De acordo com a TV local, o Palácio Presidencial e vários outros prédios de Porto Príncipe, capital do Haiti, caíram nesta terça-feira (12) durante o forte terremoto que sacudiu o país.
Um correspondente da AFP em Petionville viu um prédio de três andares desabar sobre várias vítimas, enquanto centenas de pessoas corriam pelas ruas, em pânico. O terremoto foi seguido por dois abalos menos intensos, de 5,9 e 5,5 graus de magnitude, segundo o USGS.
O embaixador dos Estados Unidos no Haiti, Raymond Joseph, informou que trata-se de "uma catástrofe de enormes proporções".
[SAIBAMAIS]Segundo a Agência Brasil, a BBC Brasil informou que o alerta de tsunami foi acionado para algumas regiões do Caribe, como o próprio Haiti, a vizinha Republicana Dominicana, Cuba e as Bahamas. E que pelo menos dois tremores secundários - de 5.9 e 5.5 graus, respectivamente, foram sentidos no país logo após o primeiro terremoto.
O país caribenho abriga uma missão da Organização das Nações Unidas (ONU) chefiada pelo Brasil que comanda militares de outros 17 países.
Com informações da Agência Brasil