Mundo

Terremoto derruba Palácio Nacional e Catedral do Haiti

Agência France-Presse
postado em 12/01/2010 22:55

WASHINGTON - O Palácio Nacional, o Parlamento, a Catedral e vários outros prédios de Porto Príncipe, capital do Haiti, caíram nesta terça-feira (12) durante o forte terremoto que sacudiu o país, informou a imprensa local. "O Palácio Nacional, os ministérios das Finanças, Trabalho, Comunicação e Cultura, o Palácio da Justiça e a Escola Normal Superior" caíram, disse um jornalista da TV Haitipal por telefone de Porto Príncipe.

O prédio do Parlamento e a Catedral de Porto Príncipe também desabaram, segundo a mesma fonte. Outro jornalista revelou que as comunicações internas estão interrompidas.

De acordo com um médico de Porto Príncipe, capital haitiana, centenas de pessoas morreram no centro da cidade que foi destruída por um terremoto de 7 graus de magnitude, revelaram à AFP diversas testemunhas. Um responsável da ONU, informou que vários funcionários da Missão de Estabilização da ONU no Haiti (Minustah) estão desaparecidos após o terremoto.

Imagem obtida através do Twitter supostamente mostra haitianos em pé em meio a escombros em Porto Principe, após o terremoto de 7,3 graus de magnitude que abalou o Haiti nesta terçaO forte terremoto, de 7 graus de magnitude, ocorreu às 21H53 GMT (19H53 Brasília), com epicentro situado a 14 km da localidade de Carrefour, e a 27 km de Petionville, no sudeste do Haiti, segundo o Instituto Geofísico Americano (USGS). O tremor foi seguido por dois abalos menos intensos, de 5,9 e 5,5 graus, segundo o USGS, que utiliza a escala de Magnitude de Momento.

O correspondente da AFP em Petionville viu um prédio de três andares desabar sobre várias vítimas, enquanto centenas de pessoas corriam pelas ruas, em pânico.

Ajuda
O embaixador dos Estados Unidos no Haiti, Raymond Joseph, informou que trata-se de "uma catástrofe de enormes proporções". "Acredito que é realmente uma catástrofe de grandes proporções", disse Joseph à rede de televisão CNN, após falar com um funcionário do governo local em Porto Príncipe.

O presidente americano, Barack Obama, disse que "acompanha a situação" e que "está pronto para ajudar o povo do Haiti". "Meus pensamentos e orações estão com os que foram afetados por este terremoto", destacou Obama.

[SAIBAMAIS]O Comando Sul dos Estados Unidos está acompanhando a situação no Haiti e prepara a assistência humanitária, revelou à AFP um porta-voz militar. "Estamos monitorando a situação e coordenando tudo para responder, rapidamente, a qualquer decisão do departamento de Estado ou do departamento de Defesa para socorrer o Haiti", disse José Ruiz, porta-voz do Comando Sul.

O Comando Sul, que abrange a América Latina e o Caribe, socorreu o Haiti após o desastre humanitário provocado por furacões e tempestades tropicais em 2008.

A França se prepara para enviar, o mais rápido possível, ajuda ao Haiti, informou na manhã de quarta-feira (13) o ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner. "Neste momento dramático, a França expressa sua total solidariedade com a República do Haiti e envia um testemunho forte e solidário de simpatia ao povo haitiano".

O terremoto também sacudiu a República Dominicana, que compartilha com o Haiti a ilha de Hispaniola, mas até o momento não há relatos de danos importantes no território dominicano. "Em todas as regiões sentimos os efeitos do tremor, mas não temos informes sobre danos...", revelou Luis Luna Paulino, diretor da Defesa Civil dominicana.

O Haiti, que tem a pior renda per capita da América Latina e 70% da população de oito milhões de habitantes abaixo da linha da pobreza, tem sido atingido por uma série de catátrofes naturais e convulsões políticas nos últimos anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação