Agência France-Presse
postado em 14/01/2010 09:56
PORTO PRÍNCIPE - Milhares de haitianos em pânico tentaram se refugiar na madrugada desta quinta-feira (14/1) em Petion-ville, subúrbio de Porto Príncipe, após um boato de tsunami.
[SAIBAMAIS]A pé ou em carros, milhares de pessoas seguiram para Kenscoff, a parte alta de Petion-ville. Com cobertores e crianças no colo, as pessoas tentavam abrir passagem nas ruas. "Algumas pessoas sentiram fortes tremores. Rapidamente fez muito frio e diziam que a água estava subindo", declarou uma mulher que seguia para Petion-ville. Alguns moradores afirmaram que a cidade costeira de Jacmel havia sido apagada do mapa por uma suposta onda gigante.
Nenhum elemento concreto permite confirmar uma elevação das águas. Testemunhas afirmaram que o aeroporto de Porto Príncipe, que fica à beira do mar, não foi atingido pelo problema. "Alguns espalham estes boatos fantasiosos para facilitar o saque das casas", disse a gerente de um hotel que pediu para não ser identificada.
O Haiti foi sacudido na terça-feira por um violento terremoto que devastou Porto Príncipe e pode ter provocado 100 mil mortes, segundo estimativas do governo.