Agência France-Presse
postado em 14/01/2010 11:34
WASHINGTON - O alcance do desastre humanitário no Haiti após o terremoto que devastou o país é inimaginável, afirmou a secretária de Estado americana Hillary Clinton falando ao canal CBS.
Segundo Hillary, o terremoto no Haiti deixou milhares de mortos. "Já sabemos que os mortos estão sendo contados por dezenas de milhares. A zona do terremoto foi duramente atingida. Esta zona é uma das mais populosas do Haiti", explicou. "Os Estados Unidos estão colaborando estreitamente com o governo haitiano para tentar ajudar as milhares de vítimas do desastre", declarou a chefe da diplomacia americana.
Na véspera, o embaixador do Haiti na Organização de Estados Americanos (OEA), Duly Brutus, afirmou que o terremoto devastador que afetou o Haiti causou "dezenas de milhares de vítimas e perdas materiais consideráveis" segundo as primeiras estimativas. "O Haiti precisa mais do que nunca da solidaridade de seus irmãos na região e na comunidade internacional", declarou Brutus em uma sessão do Conselho Permanente da OEA.
O presidente Réné Preval também pediu ajuda internacional, afirmando que milhares de pessoas morreram no terremoto. Em sua primeira declaração depois do terremoto que devastou o país, Préval disse ao jornal Miami Herald que sua nação está destroçada e que há milhares de mortos, mas não pôde fornecer um número preciso.