Agência France-Presse
postado em 14/01/2010 11:47
LONDRES - A Grã-Bretanha doará mais de seis milhões de libras (10 milhões de dólares) para a ajuda humanitária no Haiti, afetado por um terremoto devastador na terça-feira, anunciou o ministro do Desenvolvimento Internacional, Douglas Alexander."Está claro que enfrentamos uma grave crise humanitária. O Haiti precisa de ajuda e precisa agora", declarou.
O terremoto 7 graus que sacudiu o Haiti pode ter provocado dezenas de milhares de mortos. "A necessidade mais premente é a de equipamentos de busca e resgate, mas ao mesmo tempo há uma enorme necessidade de comida, água, serviços sanitários, abrigos e medicamentos entre os desabrigados", completou o ministro.
A Grã-Bretanha já enviou duas equipes ao país mais pobre das Américas: uma com 71 socorristas com cães farejadores e 10 10 toneladas de material e a segunda de quatro especialistas para avaliar as necessidades humanitárias.
O primeiro-ministro Gordon Brown classificou de tragédia inimaginável a tragédia vivida pelo Haiti. "As últimas 24 horas foram realmente horrorosas para a população do Haiti", afirmou Brown. "Onde homens, mulheres e crianças estão sofrendo os maiores problemas, esse lugar deve converter-se no centro da atenção mundial", acrescentou.