Os 25 bombeiros especializados em busca e resgate do Corpo de Bombeiros dos Distrito Federal já partiram da Base Aérea com o objetivo de prestar apoio às vítimas do terremoto de sete graus de magnitude que devastou o Haiti na última terça-feira (12).
Os militares decolaram às 16h20 com destino a Boa Vista, em Roraima, de onde seguem para Porto Príncipe, capital do Haiti amanhã (15). Além dos bombeiros de Brasília, estão a bordo 30 bombeiros do Rio de Janeiro e quatro cães farejadores para a procura de possíveis sobreviventes ou mesmo de mortos sobre os escombros.
O esforço faz parte de uma operação de ajuda do governo brasileiro ao Haiti. E esta foi a segunda aeronave da FAB que partiu para o país caribenho. Ontem (13), a primeira aeronave saiu do Rio de Janeiro por volta das 21h, transportando 13 toneladas de suprimentos - água e alimentos de primeira necessidade.
Nesta quinta, a Força Aérea Brasileira decolou com 17 toneladas entre remédios, água e equipamentos médicos e de busca e salvamento. Segue também uma equipe médica da FAB composta por dois médicos e três enfermeiros do Hospital de Aeronáutica de Brasília (HFAB) e um médico do segundo esquadrão do segundo grupo de transporte. Os profissionais de saúde da FAB, especializados em UTI Aérea, serão responsáveis pelo atendimento médico a bordo de 12 militares feridos que devem voltar ao Brasil.
[SAIBAMAIS]Os materiais e produtos encaminhados ao Haiti foram disponibilizados pelo Ministério de Saúde que, ao todo, enviará 258 mil unidades de diversos produtos, o suficiente para atender 10 mil pessoas por um período de três meses, segundo o ministério. São kits com de medicamentos que contém antiinflamatórios, antibióticos, anti-hipertensivos, diuréticos, analgésicos, para o combate a dermatoses e sais de reidratação oral, além de seringas, luvas, esparadrapos e hipoclorido de sódio, para o tratamento de água potável, entre outros componentes.
O Ministério da Defesa também determinou à Aeronáutica o envio de um hospital de Campanha, operado por 40 profissionais de saúde e com mil metros quadrados. Também deverá ser enviado hospital de campanha da Marinha. Estão previstos também o envio de 50 bombeiros e cães farejadores.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, (SAMU 192) de Brasília, também têm disponíveis, equipes compostas por médicos e enfermeiros, viaturas e materiais de atendimento de emergência e catástrofes para enviarem ajuda humanitária às vítimas do terremoto no Haiti. Serão 30 profissionais, 8 ambulâncias e 6 motocicletas, que estão de prontidão e seguirão assim que autorizado o embarque.
FAB envia mais aviões
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou mais 12 toneladas de equipamentos da estrutura do Hospital de Campanha da Aeronáutica (HCAMP), às 19h15, como ajuda humanitária para Porto Príncipe, capital do Haiti.
Uma delas vai transportar 34 módulos da Unidade Celular de Intendência (UCI), que proporcionarão toda a infraestrutura necessária para os militares, como geradores e alojamentos. A outra levará uma equipe composta por 50 profissionais da área de saúde da Aeronáutica.
O principal objetivo da FAB é prestar atendimento médico às vítimas do terremoto ocorrido na última quarta-feira (12) em coordenação com o Exército Brasileiro.