Agência France-Presse
postado em 15/01/2010 19:31
Os Estados Unidos anunciaram que já estão em condições de entregar seu primeiro grande carregamento de comida e água às vítimas do terremoto no Haiti, enviado a bordo do porta-aviões "Carl Vinson", que na tarde desta sexta-feira já estava em águas haitianas.
[SAIBAMAIS]"Em termos de alimentação, já mobilizamos e estão a caminho 600.000 rações humanitárias", disse à imprensa o diretor da Agência para o Desenvolvimento Internacional (AID), Rajiv Shah.
O Exército americano entregará, também, à população 100.000 contêineres com dez litros de água potável cada um.
"Vinte mil desses contêineres chegarão ainda hoje (sexta-feira)", acrescentou.
Os Estados Unidos oferecem 48 milhões de dólares em assistência alimentar, suficiente para "garantir vários meses de comida à população afetada, ou dois milhões de pessoas", acrescentou.
O Comando Sul dos Estados Unidos com base em Miami determinou que o aeroporto de Porto Príncipe, que possui apenas uma pista de aterrissagem, possa administrar apenas 90 decolagens e pousos por dia, segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.
Mas a chegada do porta-aviões, que carrega 19 helicópteros, dará ao Haiti uma infraestrutura equivalente a um segundo aeroporto. Os Estados Unidos também tentam construir um heliporto provisório perto do Toussaint Louverture de Porto Príncipe para ajudar a receber os carregamentos de água, comida e remédio que vêm do exterior.
Para a assistência aos feridos, os Estados Unidos estão usando sua base naval de Guantánamo, na ilha de Cuba, onde foram hospitalizados 24 americanos gravemente golpeados no terremoto.