postado em 16/01/2010 15:00
Partiu da Base do Galeão, às 13h24 deste sábado (16), a nona aeronave da Força Aérea Brasileira com cerca de 30 pessoas, 20 toneladas de produtos e 18 urnas funerárias.Entre os passageiros desta missão estão o embaixador Antonio Patriota e quatro médicos legistas do Exército Brasileiro que levam 18 urnas funerárias para transportar os corpos dos militares mortos no terremoto. A aeronave, uma KC-137 da Força Aérea Brasileira, leva também o total de 20 toneladas de produtos. São 5,3 toneladas de medicamentos, 3,1 toneladas de mantimentos, 8,8 toneladas de fardamento e roupas de cama e 20 barracas.
De acordo com balanço da FAB, até esta tarde, nove aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) já decolaram para levar ajuda humanitária às vítimas da tragédia. De acordo com o Centro de Comunicação Social da FAB, existem outras missões planejadas e cerca de quatro aviões prontos para novos voos. Três dos nove aeronaves pousaram em Porto Príncipe e já retornaram, uma delas, retornou ao Brasil às 3h30 deste sábado trazendo o corpo da médica, Zilda Arns, fundadora internacional da Pastoral da Criança.
Quatro militares desaparecidos
O Centro de Comunicação do exército informou, por meio de nota na manhã deste sábado (16), que quatro militares ainda estão desaparecidos e as buscam continuam. Equipes de resgate dos Corpos de Bombeiros do Rio de Janeiro e do Distrito Federal iniciaram seus trabalhos, tendo resgatado diversos sobreviventes na região de Bel Air.