Começou neste sábado (16/1), o trabalho de instalação do Hospital de Campanha da Aeronáutica (HCAMP) em uma área ao lado da base brasileira General Bacelar, na capital haitiana. O espaço fica no bairro de Tabarre, a dez quilômetros do Centro da capital.
A equipe, formada por 48 militares da área de saúde, possui profissionais de várias especialidades da medicina, enfermagem, odontologia e farmácia. Ao todo, são 17 módulos, que incluem centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva (UTI), raio-X, laboratório e espaços para atendimento ambulatorial.
O HCAMP atenderá urgências e emergências, com capacidade de realizar cirurgias e de socorrer pacientes graves. s profissionais e o material chegaram em duas aeronaves da FAB no final da noite do dia 15. A expectativa é que os atendimentos já comecem a partir de hoje mesmo.
O HCAMP é um hospital móvel, para curto período de internação e destinado a atender feridos em combate,
composto de módulos (barracas) climatizados, que podem ser montados em diversas configurações,
dependendo da necessidade. No Haiti, a unidade estará em sua configuração completa, com módulos adicionais para internações de curto período, além dos que servem ao atendimento ambulatorial.
Com informações da Força Aérea Brasileira.