Agência France-Presse
postado em 16/01/2010 16:00
WASHINGTON - As equipes de resgate norte-americanas conseguiram resgatar até o momento 15 pessoas que estavam presas sob os escombros no Haiti após o terremoto, mas as operações continuam e a ajuda chega o tempo todo, explicou uma autoridade neste sábado em teleconferência.
"As últimas informações é de que resgatamos 15 pessoas, incluindo, obviamente, haitianos e norte-americanos e esse número segue crescendo", declarou em uma entrevista coletiva à imprensa por telefone Tim Callahan, um conselheiro da agência de ajuda governamental USAid no Haiti.
No total, 26 equipes de resgate provenientes dos Estados Unidos chegaram praticamente nas últimas 24 horas ao Haiti, destacou o alto funcionário.
"A coordenação é enorme e temos que continuar trabalhando com a comunidade internacional, com doadores e com o governo do Haiti. É preciso identificar prioridades", acrescentou Callaghan.
"Temos muitos pedidos (de resgate) que vamos ordenando por prioridade: escolas, hospitais..." que desabaram, enumerou.
As equipes internacionais já se reúnem com o governo haitiano e com as forças das Nações Unidas na área diariamente para enfrentar as dificuldades logísticas, acrescentou esse especialista.