Mundo

Chile vai às urnas para segundo turno presidencial

Agência France-Presse
postado em 17/01/2010 10:05
A votação para o segundo turno presidencial no Chile teve início neste domingo às 7H00 (8H00 de Brasília) para decidir o sucessor de Michelle Bachelet entre o empresário de direita Sebastián Piñera e o ex-presidente, candidato do atual governo, Eduardo Frei.

No total, 8,3 milhões de chilenos estão registrados para votar e escolher se o país dá uma guinada à direita, com o milionário empresário Piñera, ou mantém a continuidade com de Frei, que representa a Concertação, a coalizão de quatro partidos que está no poder desde 1990.

Os dois candidatos estão em situação de empate técnico, segundo a última pesquisa, divulgada na quarta-feira pelo instituto: Piñera tem 50,9% das intenções de voto, contra 49,1% para Frei, com um margem de erro de 3%, o que impede a previsão de um vencedor.

A votação prosseguirá por nove horas em 35.000 urnas espalhadas por todo o país. No primeiro turno, em 13 de dezembro, Piñera Frei venceu com uma boa vantagem de 44% a 30%.

O governo espera divulgar uma primeira contagem oficial de votos às 20H00 de Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação