Mundo

Médicos Sem Fronteiras afirmam nunca ter visto ferimentos tão graves

Agência France-Presse
postado em 17/01/2010 10:50
As equipes da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) no Haiti afirmaram neste domingo nunca ter visto tantos ferimentos tão graves como os registrados após o violento terremoto no país mais pobre das Américas.

Segundo a organização, desde sua chegada as unidades cirúrgicas da MSF em Porto Príncipe funcionam sem parar com o objetivo de dar conta do grande número de feridos.

"A prioridade vai para os casos mais urgentes. As equipes já praticaram cesáreas e amputações. A equipe médica experiente da MSF afirma nunca ter visto tantos ferimentos tão graves", afirma um comunicado da organização divulgado em Paris.

Segundo um dos coordenadores da MSF em Porto Príncipe, "a reação da população foi imediata quando soube do início das atividades médicas de urgência no bairro de Carrefour".

Os hospitais na região estão lotados de feridos e têm um número limitado de funcionários, material e remédios.

A associação está preocupada com a situação no aeroporto de Porto Príncipe. A MSF tinha 30 voluntários no país no momento do tremor e conseguiu enviaar mais 70 nos dias seguintes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação