Mundo

Bento XVI ressalta o que une católicos e judeus antes de visita à sinagoga

Agência France-Presse
postado em 17/01/2010 11:34
O Papa Bento XVI ressaltou o que une católicos e judeus neste domingo no Vaticano, horas antes de uma visita à sinagoga de Roma, que tem provocado polêmica após a decisão do Sumo Pontífice de avanças com a controversa beatificação de Pio XII.

"Apesar dos problemas e das dificuldades, se respira um ambiente de grande respeito e diálogo entre os fiéis das duas religiões", disse o Papa alemão da sacada de seu quarto no Vaticano.

Bento XVI ressaltou "as relações maduras" e "o esforço comum de valorizar o que nos une: a fé em um Deus único, primeiramente, mas também a proteção da vida e da família, a aspiração à justiça social e à paz".

Ele repetiu que a visita à sinagoga de Roma tem como objetivo marcar "uma nova etapa no caminho da concórdia e da amizade entre católicos e judeus".

A decisão de Bento XVI, em 19 de dezembro, de dar o status de "venerável" a Pio XII, acusado de ter mantido silêncio diante do genocídio dos judeus, esteve a ponto de comprometer a visita, anunciada em 13 de outobro.

A visita será acompanhada pela imprensa do mundo inteiro, com a presença de 500 jornalistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação