Mundo

Fidel Castro pede ajuda ao Haiti sem chauvinismo nem interesse mesquinho

Agência France-Presse
postado em 17/01/2010 13:50
O líder cubano Fidel Castro afirmou que o Haiti será a prova de fogo do real espírito da cooperação mundial, sem que apareçam o egoísmo, chauvinismo e os interesses mesquinhos, segundo um artigo publicado neste domingo.

"No Haiti será colocada à prova quanto pode durar o espírito de cooperação, antes que o egoísmo, o chauvinismo, os intereses mesquinhos e o desprezo por outras nações prevaleçam", escreveu em seu segundo artigo sobre a tragédia no Haiti.

Para Fidel, o terremoto de Porto Príncipe recorda "quão egoístas e autossuficientes nos comportamos" na reunião sobre mudanças climáticas de Copenhague em dezembro, ao não obter um acordo sobre "o grave problema que ameaça toda a humanidade".

"O Haiti poderia se transformar em um exemplo do que a humanidade pode fazer por si mesma. A possibilidade e os meios existem, mas a vontade falta", completou o líder comunista, de 83 anos, que se afastou do governo em 2006 por motivos de saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação