Mundo

Secretário-geral da ONU chega ao Haiti

Agência France-Presse
postado em 17/01/2010 15:43

PORTO PRÍNCIPE - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegou neste domingo (17) ao Haiti com o objetivo de percorrer as ruínas da sede da missão da ONU em Porto Príncipe e ter um encontro com o presidente René Preval.

Ban pretende fazer com presidente haitiano um balanço das necessidades mais imediatas e visitar o local que abrigava a sede da Missão de Establização da ONU no Haiti (Minustah), que foi destruída por completo, deixando 40 mortos e 330 desaparecidos.

Antes de deixar Nova York, Ban afirmou à imprensa que a situação do Haiti representa "a crise humanitária mais grave em décadas" enfrentada pela ONU. "Vou ao Haiti com o coração entristecido para expressar a solidariedade e o total apoio da ONU ao povo haitiano", declarou.

Também listou as três prioridades no momento: salvar a maior quantidade possível de pessoas, levar urgentemente ajuda humanitária - água, alimentos e os medicamentos necessários - e coordenar a ajuda estrangeira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação