Mundo

Votação encerrada no segundo turno da eleição presidencial chilena

Agência France-Presse
postado em 17/01/2010 18:32

SANTIAGO - A votação para a escolha do novo presidente chileno, entre o direitista Sebastián Piñera e o governista Eduardo Frei, terminou neste domingo às 16h locais (17h00 de Brasília), e a apuração teve início logo depois.

[SAIBAMAIS]Em uma jornada eleitoral sem sobressaltos, cerca de 8,3 milhões de chilenos compareceram pela segunda vez às urnas após o primeiro turno, realizado em 13 de dezembro.

Depois do fechamento dos centros de votação, começou a apuração dos votos e a previsão é de que o governo divulgue o primeiro resultado preliminar por volta da 20h00 de Brasília, já com grande parte das urnas apuradas.

Os chilenos tiveram que escolher se o país dá uma guinada à direita, com o milionário empresário Piñera, ou mantém a continuidade com de Frei, que representa a Concertação, a coalizão de quatro partidos que está no poder desde 1990.

Uma última sondagem estabeleceu um empate técnico entre ambos os candidatos, com uma leve vantagem para Piñera, que obteve 50,9% contra 49,1% de Frei.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação