Mundo

UE estuda envio de mais de 100 milhões de euros ao Haiti

Agência France-Presse
postado em 17/01/2010 20:20

BRUXELAS - Os países da União Europeia discutem atualmente a aprovação de uma ajuda financeira de mais de 100 milhões de euros (143 milhões de dólares) destinada à reconstrução do Haiti após o terremoto que deixou dezenas de milhares de mortos, indicou neste domingo à noite uma fonte diplomática à AFP.

"A quantia em discussão é de mais de 100 milhões de euros", disse a fonte, indicando que será anunciada na segunda-feira durante uma reunião em Bruxelas dos ministros europeus de Ajuda ao Desenvolvimento, dedicada ao Haiti.

"A quantia final poderá inclusive ser superior a 200 milhões de euros, mas isso depende das últimas negociações", disse.

Esse pacote será diferente da ajuda humanitária de emergência destinada às vítimas do terremoto. Os países da UE já aprovaram uma ajuda de entre 20 e 30 milhões de euros, uma soma que ainda pode "aumentar consideravelmente", segundo a fonte diplomática.

A ajuda à reconstrução é destinada aos esforços de fundo, a curto e médio prazo. O dinheiro será sacado do orçamento da UE, deduzindo somas não gastas e reorientado para o Haiti programas europeus de ajuda destinados a outros países, explicou a fonte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação