Mundo

Identificado o corpo da 17ª vítima brasleira no Haiti, o Major Francisco Adolfo que estava desaparecido

postado em 17/01/2010 19:00

O Exército identificou o corpo da 17; vítima brasileira do terremoto no Haiti, o Major Francisco Adolfo Viana Martins Filho, desaparecido em Porto Príncipe desde terça (12/1). A informação é do Centro de Comunicação Social do exército que divulgou nota lamentando a morte do major que servia no Estado-Maior do Exército e desempenhava a função de Observador Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

De acordo com Comando do Exército, é bom o estado de saúde dos 16 militares que voltaram ao Brasil nesta semana. Segundo nota, eles permanecem internados no Hospital Geral de São Paulo, em quarentena, para fazer exames complementares previstos para os militares que participam da MINUSTAH. "Nenhum militar necessitou de transferência para a Unidade de Terapia Intensiva.
A maioria apresenta pequenas lesões sem gravidade (fraturas, entorses e escoriações)", informa o chefe do Centro de Comunicação Social, o general Carlos Alberto Neiva Barcellos, por meio de nota divulgada no site.

Buscam continuam

De acordo com o Exército Brasileiro, as buscas pelos desaparecidos continuam. Nesta manhã, de acordo com balanço da operação de apoio ao Haiti divulgado pelo Exército, quatro militares brasileiros que não tinham sido encontrados desde o terremoto.

Após identificação do Major Francisco Adolfo Viana Martins Filho, nesta tarde, passa para três o número de desaparecidos. Com isso, já são 17 vítimas ao todo. Deles, 15 são militares brasileiros e outros dois são: a médica e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e o representante especial adjunto do secretário-geral das Nações Unidas (ONU) no Haiti, Luiz Carlos da Costa.

Mensagem aos familiares das vítimas


O comandante do Exército brasileiro, general Enzo Martins Peri, lamentou a morte dos Capacetes Azuis - soldados da Paz - e expressou o "mais profundo pesar aos familiares e amigos pela perda prematura." "Todos combateram o bom cambate, levando àquela Nação amiga, castigada por violências de deferentes naturezas, o que a gente brasileira mais possui: solidaredade, alegria e esperança." "Haitianos, não percam a fé,, juntos vamos recomeçar! Brasileiros, prossigamos na missão", encerra o Comandante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação